Você sabe o que é FoMO (e JoMO)?



A expressão FoMO significa “Fear of missing out”, ou seja, o medo de ficar de fora.]


Quantas vezes você não se sentiu angustiado ou ansioso para pegar seu celular e ver o que estão comentando na foto que você postou no Instagram ou até mesmo no que estava rolando de assunto nos seus grupos de whatsaop?


O FoMO já á considerado por psicólogos como um tipo de “angústia social” que torna os usuários de smartphone em “escravos” dos seus próprios ciclos criados. Quanto mais você baixa aplicativos de interação social em seu smartphone, maior é a tendência que você queira estar por dentro de tudo e não perder nada.


O FoMO foi citado pela primeira vez em 2000 por Dan Herman e definido anos depois por Andrew Przybylski e Patrick McGinnis como o medo de que outras pessoas tenham boas experiências que você não tem. Além disso, o receio incentiva a ficar sempre conectado para saber de tudo e compartilhar novidades com os outros. Mas o FoMO não se limita apenas a este fato de prender-se ao celular, pois uma festa, evento ou até mesmo uma situação casual em que amigos estejam envolvidos, fazem parte deste “medo” da pessoa ser a única a estar por fora dos assuntos, seja ele o mais trivial que seja.


O mais impressionante do FoMO, é o impacto que causa na pessoa após a mesma ser informada de “algo que ela perdeu”. A situação de angústia em ter perdido a oportunidade ou não estar conectado na mesma experiência que outras pessoas, faz com ela se sinta profundamente inferior, irritada e até deprimida em alguns casos,


tornando-a mais dependente ainda de ser onipresente e querer estar em todos os locais ou acessando todas as redes sociais ao mesmo tempo. Isto atrapalha a vida profissional da pessoa, vida social e o mais irônico disso é que em muitos casos, pessoas deixam de se alimentar — trocando horário de almoço no trabalho — para interagir em redes sociais. Morrem de Fome, mas não morrem de FoMO (com o perdão do trocadilho infeliz)

E o que isto afeta marcas e a vida das pessoas?


Se sua marca quer construir relacionamento, ela deve cuidar de pessoas. Produtos e serviços são consequências, que com valor agregado, irá vender para seu público alvo. Cuidar de pessoas é uma das chaves do marketing de relacionamento e são essas ações que geralmente causam o buzz marketing (marketing boca a boca).


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© 2019 por Eduardo Campelo