Tipos de comunicação


A comunicação das organizações, seja de empresas ou comunidades, é um campo muito vasto. Os projetos e operações de comunicação podem ser classificados de acordo com vários critérios, por exemplo: De acordo com o público, com as mensagens, com as organizações emissoras, etc.


A comunicação ganha força se for concebida de forma global, isto é, se as mensagens emitidas externa e internamente e os meios utilizados são coerentes e sinérgicos.


Dependendo do alvo, uma comunicação pode ser interna ou externa. Desta forma, se o público-alvo não fizer parte do ambiente da organização, então esta será uma comunicação externa. Podemos citar exemplos como: Fornecedores, clientes, instituições financeiras, entre outros.

Se o público-alvo for um membro da empresa ou um parceiro, então será uma comunicação interna. Neste caso, o principal exemplo são os funcionários.

Desta forma, conheça a seguir os principais tipos de comunicação no nosso artigo de hoje. Confira!


Tipos de comunicação – Quais são os elementos que fazem parte da comunicação?


Os tipos de comunicação são bem variados. Assim sendo, podemos citar quatro elementos principais que compões os tipos de comunicação:

  • Emissor: Pode ser uma pessoa ou ferramenta, que é responsável por transmitir informações através de um canal.

  • Destinatário: É o indivíduo que está encarregado de receber a informação. Uma vez recebido, será necessário que o indivíduo possa decodificar o conteúdo da informação, para conseguir extrair o essencial da mensagem.

  • Mensagem: É o conteúdo que queremos comunicar. Elas tendem a ser sentimentos, ideias, dados que o remetente codifica e o receptor decodifica para alcançar um processo de comunicação eficaz.

  • Código: É o conjunto de sinais ou sistemas que estruturam a mensagem. Isto pode ser linguagem escrita ou falada, avisos, sinais, etc.

Produto de comunicação comercial


A forma mais comum de comunicação publicitária, a comunicação comercial do produto agrupa todas as ações destinadas a promover um produto ou serviço.

Tem como objetivo divulgar produtos ou serviços, informar sobre suas características, criar desejo, e por fim, gerar uma imagem positiva e consistente da marca.


Além disso, também procura criar atitudes de compra favoráveis ​​e incentivar os distribuidores a comercializar produtos.

Os tipos de comunicação são bem diversificados. Desta forma, podemos citar exemplos como: Campanhas publicitárias para automóveis, eletrodomésticos, produtos alimentícios, produtos de higiene e beleza, entre outros.


As principais habilidades de comunicação


Ser um bom comunicador é fundamental para as relações pessoais, o sucesso da sua carreira e, além disso, a saúde emocional das pessoas. Em outras palavras, ser um comunicador competente é necessário para ser bem-sucedido nesta vida.

E é que se algo caracteriza as pessoas que são mais felizes é que elas são comunicadoras competentes, o que as ajuda a enfrentar as situações de sua vida cotidiana da maneira mais satisfatória.


Por exemplo, ao resolver uma discussão com seu parceiro ou ao apresentar sua candidatura em uma entrevista de emprego.

Assim sendo, felizmente, as habilidades de comunicação podem ser aprendidas. Mas quais são essas habilidades de comunicação? Bons comunicadores são caracterizados por dominar essas habilidades:

  • Escuta ativa

  • Empatia

  • Validação emocional

  • Linguagem não-verbal

  • Resolução de conflitos

  • Negociação

  • Linguagem verbal

  • Respeito

  • Persuasão

  • Credibilidade

Tipos de Comunicação:

  1. Comunicação Verbal: A comunicação verbal é caracterizada pelo uso de palavras na interação entre o emissor e o receptor. Existem dois tipos, já que as palavras ou a linguagem podem ser expressas de maneira falada ou escrita: Comunicação oral: É feita através de sinais orais ou palavras faladas. Gritar, chorar ou rir também é comunicação oral. Comunicação escrita: É feita através de códigos escritos. Hieróglifos, alfabetos ou logotipos também pertencem a esse tipo de comunicação. A comunicação verbal é a mais explícita e clara entre os tipos de comunicação. Além disso, é regulada por um conjunto de regras desenvolvidas ao longo de anos, que nos permitem transmitir unidades de significados.

  2. Comunicação Não-verbal: Esse tipo de linguagem é realizado sem o uso de palavras e, em muitos casos, inconscientemente. Os movimentos corporais, as posturas, o olhar, o jeito de sentar ou andar são alguns exemplos. Na maioria dos casos, tanto a emissão de mensagens quanto a interpretação destes são processos executados automaticamente, mesmo involuntariamente. Isso porque esse tipo de comunicação tem sido o mais importante em toda a nossa história evolutiva, em estágios de evolução em que o uso das palavras ainda não existia. No entanto, as mensagens ligadas à comunicação não verbal são relativamente ambíguas e difíceis de interpretar, pois, ao contrário do tipo anterior, não são regidas por regras consensuais e explicitamente aprendidas. Podemos perceber que os tipos de comunicação são bem interessantes.

  3. Comunicação Business to Business (B2B) e Business to Consumer (B2C): Aqui temos dois tipos de comunicação, que são bem variados. Na comunicação B2B, o conteúdo da mensagem (argumentos, vocabulário, etc.) é geralmente mais técnico, voltado para atender outras empresas. Já a comunicação B2C, é voltada para o público final, desta forma, possui geralmente, a necessidade de estratégias mais complexas de comunicação.

  4. Comunicação Individual: Nesse tipo de comunicação, apenas um remetente e um receptor interagem, ou seja, a comunicação é produzida de indivíduo para indivíduo. É um quadro de interações caracterizado pela privacidade e pela impossibilidade de tentar impactar uma audiência ou uma terceira pessoa que observa.

  5. Comunicação Coletiva: Entre os tipos de comunicação, este é um dos mais comuns. Desta forma, esse tipo de comunicação ocorre quando há mais de duas pessoas trocando mensagens. Além disso, este tipo de comunicação pode ser realizado em conjunto por anunciantes do mesmo setor, geralmente agrupados em sindicato profissional, para promover seus produtos ou setor de atividade. Isso é feito em uma base de custo compartilhado.

  6. Comunicação Intrapessoal: Esse tipo de comunicação ocorre quando uma pessoa se comunica consigo mesmo. Por exemplo, quando alguém tem que tomar uma decisão e raciocina as soluções. Entretanto, está sendo debatido se a comunicação intrapessoal pode realmente ser considerada um dos tipos de comunicação.

  7. Comunicação Interindividual: A comunicação interindividual ocorre quando duas pessoas se comunicam, verbalmente ou não verbalmente, expressando basicamente sentimentos.

  8. Comunicação Intragrupo: Esse tipo de comunicação ocorre quando duas ou várias pessoas pertencentes ao mesmo grupo ou grupo se comunicam. Entre os tipos de comunicação, a Comunicação Intragrupo está se tornando bem popular, graças as redes sociais.

  9. Comunicação Intergrupo: Comunicação entre grupos refere-se à comunicação que existe entre os grupos. Por exemplo, entre os intérpretes e um grupo de espectadores.

  10. Comunicação em Massa: Comunicação de massa refere-se à interação entre um único remetente com um receptor de massa ou grande audiência. Desta forma, o receptor deve ser um grande grupo de pessoas, ser heterogêneo e ser anônimo.

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© 2019 por Eduardo Campelo