Por que sua empresa deve investir em automação de marketing?



Ainda hoje muitos profissionais de marketing e vendas ainda acreditam que a automação de marketing pode prejudicar o atendimento “corpo a corpo” com o cliente, agora outros profissionais descobriram que essa ferramenta pode trazer organização, produtividade e muito mais resultados para os negócios.


Mas afinal o que é essa tal da automação de marketing, vou tentar explica-la: trata-se de um sistema que ajuda na automatização de processos de marketing digital, como envio de e-mails, newsletter, publicações em redes sociais e similares, a fim de manter seus leads (clientes em potencial) sempre bem atendidos, informados e próximos à sua empresa.



Afinal, perder oportunidades não está nos planos de quem quer crescer, concorda?


Por isso a automação está cada vez mais presente como estratégia de qualquer empresa para potencializar o Marketing Digital e aumentar as vendas. E hoje vou deixar aqui 6 motivos para você iniciar hoje uma estratégia de automação de marketing, vamos lá:


1 - Crescimento nas vendas


Uma das maiores vantagens da Automação de Marketing está no aumento de vendas, já que as empresas passam a nutrir da melhor maneira possível todos os seus leads. Entendendo melhor os problemas dos clientes, o time encontra novas oportunidades de negócio e concentra esforços nos leads corretos.


Afinal, ferramentas automatizadas de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) podem integrar Marketing e vendas. Dessa maneira, além de documentar todos os contatos entre a persona e a empresa, você sinaliza de maneira automática quando o lead está qualificado para as vendas. Outra vantagem competitiva da estratégia são os insights que o Marketing recebe ao analisar os dados coletados.


2 - Nutrição de leads não prontos


Pode ser que seus leads não estejam no momento ideal de compra, e isso ocorre por diversos motivos: ele pode estar cansado, ter outras prioridades ou apenas não ter percebido que tem um problema e precisa de uma solução para ele. Mesmo assim, ele pode se tornar um comprador no futuro, e é preciso que sua organização invista no relacionamento.


Com o Inbound Marketing você atrai e educa as pessoas certas. Para isso, é preciso desenvolver materiais ricos, com informações valiosas para a sua audiência. Continuar próximo dos leads torna-se mais eficiente com a Automação de Marketing. Você ainda cria uma experiência do usuário positiva, com conteúdo relevante e segmentado.


3 - Menor custo de aquisição de novos clientes


Concentrando os esforços nos leads corretos e com a colaboração entre os times de Marketing e vendas, o custo de aquisição de novos clientes diminui consideravelmente. Afinal, a preparação dos usuários pode ser feita de maneira automatizada, e a equipe pode se concentrar no planejamento do caminho dos leads.


Quando os vendedores recebem leads mais bem preparados para conversão, o ciclo de vendas se torna mais enxuto e eficiente. Isso significa que o CAC (custo de aquisição do cliente) será reduzido, otimizando também o ROI (retorno sobre investimento). Imagine se sua empresa precisasse de um robusto time de vendas para atender todos os leads? Hoje, além da automação de emails, existem soluções como os chatbots, por exemplo.


4 - Fidelização de clientes


Clientes mais preparados são mais bem-sucedidos com um produto ou serviço oferecido por uma organização, e os mais satisfeitos são também as pessoas mais propensas a recomendar o seu produto, aumentando os depoimentos e o número de leads por indicação de amigos. Além de estarem dispostos a comprar outros produtos e serviços da sua empresa.



Assim, com uma produtividade melhor na nutrição dos leads, você pode se concentrar mais no pós-venda, uma etapa fundamental para as empresas. Quer fortalecer a sua marca e, ao mesmo tempo, garantir uma presença online forte? Use a automação para o relacionamento com os clientes e garanta uma promoção orgânica da empresa nas redes sociais e outras plataformas.


5 - Maior eficiência no funil de vendas


Verificando padrões de comportamento dos usuários, a Automação de Marketing permite a identificação do estágio de compra de cada lead, quais são seus interesses e os direciona para o conteúdo adequado. Assim, ele avança para os demais estágios do funil de vendas de maneira mais fácil.


Com a automação do funil de vendas, o seu negócio se torna lucrativo mesmo fora do horário comercial. Você ainda pode usar estratégias como o Inbound Marketing e anúncios segmentados com recursos automatizados para atrair os leads certos que alimentarão o topo do seu funil.


6 - Otimização dos resultados contando com especialistas


Você sabe quantos processos de Marketing da sua empresa podem ser automatizados? Cada dia surgem novas possibilidades: e-mail Marketing, integração de Marketing e vendas, atendimento com chatbots, otimização de landing pages, publicações e divulgação nas redes sociais, monitoramento e análise de dados. Uma agência digital está sempre se atualizando e testando novos recursos para alcançar os melhores resultados.


Quando você utiliza automação de marketing, você reduz seus investimentos, pois as soluções serão escolhidas de acordo com os objetivos do seu negócio. Além disso, os profissionais de marketing estão sempre aperfeiçoando seu potencial criativo. Isso significa estar à frente, contando com soluções exclusivas, participando de maneira inovadora no mercado e se transformando em um real case de sucesso!


No Marketing, independentemente do número de prospects, apenas uma porcentagem conta a conversão em vendas. Ao investir em Automação de Marketing, além de aumentar a sua performance, atraindo o público certo e educando-os para as vendas, você melhora o relacionamento com os clientes no pós-venda. Para desenvolver uma estratégia de marketing eficiente conte sempre com o apoio de um especialista para otimizar o seu processo de automação!

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© 2019 por Eduardo Campelo