Passo a Passo para plantar uma muda hoje mesmo!



Ganhou aquela mudinha de planta de presente, o primeiro passo é plantá-la em um vaso maior, certo?


Sejam mudas pequeninas, aquelas que geralmente vem em saquinhos plásticos, ou até um pouco maiores e mais formadas, compradas em floriculturas. O transplante para vasos maiores em que a planta possa se adaptar é ideal.


Como todas as atividades, esta é uma tarefa que requer alguns cuidados.


O primeiro passo é escolher o tamanho certo do vaso. Ele deverá ter furos na base, e quando você acondicionar a planta ainda deve sobrar um espaço de pelo menos 2,5 cm entre a borda do cachepô e a terra.


Feito isso, separe algum material que sirva como camada de drenagem. Nessa etapa você pode optar por argila expandida, pedrisco de construção, isopor picado, manta geotêxtil (bidim) entre outras opções para não acumular muita água dentro do vaso.

Depois que escolher o material de drenagem, forre o fundo do vaso com o material escolhido, tampando principalmente o furo do vaso.


Algumas pessoas costumam preparar a camada de drenagem e ainda assim cobrir com a manta geotêxtil. Não há problema. Pelo ao contrário, isso impedirá que o substrato seja levado embora durante as regas.


Preparada a camada de drenagem é hora de adicionar um pouco de substrato no vaso. Preencha o vaso com substrato até a metade, permitindo que sobre espaço para inserção da muda.


Depois de tudo isso chegamos ao plantio, retire a muda do recipiente com muitíssimo cuidado para não desfazer o torrão. É muito importante segurar com firmeza a base da muda para que não haja nenhum dano a ela.


Acomode então a muda no substrato que já está presente no vaso e adicione mais substrato de modo a firmar a planta, para que ela fique bem posicionada.


Lembrem-se, a distância entre a base da muda e a borda do vaso servirá para receber a forração, como casca de pinus. Isso evitará sujeira na hora das regas, além de embelezar o cultivo.


Agora se você estiver plantando sua muda gramde diretamente na terra, siga este passo a passo:


  1. Cave um buraco na terra, de acordo com o tamanho da espécie a ser plantada. Separe a terra retirada, para ser utilizada no próximo passo. Dica: Para plantas pequenas, meça um palmo de profundidade. No caso de árvores com mais de 1,80m o ideal é uma cova de 60 cm de profundidade por 60cm de largura;

  2. Pegue uma porção de terra retirada para abrir o buraco, e misture com o adubo de sua preferência. Os mais indicados são aqueles feitos com matéria orgânica, ricos em elementos como fósforo e potássio. Coloque a mistura no fundo da cova;

  3. Coloque a muda na terra, na posição vertical, observando sua altura com relação ao solo. Com a ajuda de uma estaca, mantenha a planta o mais firme e ereta possível;

  4. Cubra a cova com o restante da terra, e compacte o solo com as mãos;

  5. Regue sua muda, sem deixá-la encharcada. O ideal é que a planta seja molhada até três vezes por semana, mas a frequência dependerá também da espécie escolhida.

12 visualizações

VAMOS CONVERSAR

  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Pinterest

© 2019 por Eduardo Campelo