O que é o Dia da Gratidão?



No dia 06 de Janeiro é comemorado o Dia da Gratidão aqui no Brasil, no restante do mundo essa data é comemorada no dia 21 de Setembro.


Você deve estar se perguntando "Mais o que se comemora neste dia?". No dia da Gratidão todos nós somos convidados a agradecer a todos aqueles que fazem parte das suas vidas. É o dia dedicado a parar para refletir em tudo de bom que há na sua vida, esse pequeno gesto impacta o seu bem estar das pessoas e o bem estar das pessoas próximas a você.


No mesma data é comemorado o Dia Internacional da Paz e o Dia da Árvore. Se analisarmos as trés das elas são intimamente relacionadas. A paz anda de mãos dadas com a gratidão, uma não vive sem a outra. Quando nos sentimos gratos, uma profunda paz interior costuma abraçar este sentimento. As árvores nos ensinam uma importante lição sobre generosidade e abundancia: um exemplo de vida que se regenera todos os dias, sempre se doando a quem deita sob sua sombra, colhe suas sementes, usa sua madeira, saboreia seus frutos e deleita-se com suas flores. É abrigo para grandes e pequenos animais e fonte inesgotável de beleza e diversidade.


O Dia Mundial da Gratidão completou 54 anos, a sua origem deu-se em 1965 no Havaí, onde se realizou o primeiro encontro internacional sobre a ideia de tirar um dia do ano para agradecer formalmente por todas as coisas de bem que se encontram no mundo. No ano seguinte, em 21 de setembro de 1966, muitos dos participantes que estavam naquele primeiro encontro colocaram em prática o gesto e implementaram definitivamente o Dia Mundial da Gratidão em outros países, com cada vez mais adeptos, e atualmente esse dia é comemorado em todo o mundo.


Existe também o Thanksgiving, Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos que é ainda mais antigo e muito forte, a ponto de ter se tornado um feriado nacional, tão importante quanto o Natal ou Ano Novo. Iniciou em 1621 com os peregrinos do Primeiro Mundo, como uma celebração pela colheita. Passou a ser celebrado nacionalmente desde 1789. Mas foi no ano de 1863, durante a Guerra Civil, que Abraham Lincoln decretou esta data como feriado nacional. E desde então tem sido muito importante e significativo na cultura dos americanos.


Apenas no Brasil, o Dia da Gratidão é comemorado em 06 de Janeiro, coincidindo com o Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do oriente" (Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos.


Seja como for, como todas as outras datas nas quais é celebrado algo importante, a Gratidão entra para ser valorizada e honrada. Imaginem o poder vibracional de milhares de pessoas agradecendo num mesmo dia. Se isso ocorrer verdadeiramente durante um dia inteiro em cada parte do mundo, como já tem ocorrido no Movimento pela Paz, certamente diminuirá a violência, a dor e a escassez.


Nesse sentido, embora exercitar a gratidão seja recomendado como uma prática de vida, ter um dia para potencializá-la certamente é muito bem vindo! Que mais pessoas lembrem e comemorem esta data!


Então nesse 06 de Janeiro de 2020, olhe nos olhos ou mande uma mensagem para aquelas pessoas que você é grato e diga de todo o coração: "Sou grato por tudo o que você faz por mim. E acho que você sabe disso! Mas não é demais recordar o quanto reconheço a sua dedicação e carinho."

5 visualizações

VAMOS CONVERSAR

  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Pinterest

© 2019 por Eduardo Campelo