O QUE É COMUNICAÇÃO INTEGRADA: CONCEITO, COMO FUNCIONA E PRINCIPAIS BENEFÍCIOS




Você sabe o que é comunicação integrada?


O desenvolvimento tecnológico, a transformação digital nas empresas e o advento de inúmeras ferramentas de comunicação ampliaram, significativamente, os pontos de contato entre as marcas e os seus clientes.


Por isso, saber lidar com esses recursos e se comunicar de maneira eficiente acaba sendo um grande diferencial competitivo.


Porém, uma mesma informação pode se perder em diferentes mensagens e formatos. Nesse sentido, é função da comunicação integrada garantir que todas as comunicações da empresa estejam devidamente alinhadas com um objetivo maior, organizando o fluxo de informações.


Neste artigo você vai descobrir um pouco mais sobre o que é comunicação integrada. Verá, também, como funciona e quais os principais benefícios dessa prática para os negócios.


O que é comunicação integrada?

A comunicação organizacional integrada trata de uma série de estratégias que uma empresa utiliza para passar algum tipo de mensagem aos seus públicos.

Esses públicos podem ser:

  • Clientes;

  • Prospects;

  • Colaboradores;

  • Fornecedores;

  • Investidores;

  • Sócios;

  • Parceiros;

  • Comunidades.

Além de qualquer outro grupo que se relacione com as atividades da empresa, os chamados stakeholders.

As ações de comunicação integrada geralmente são divididas em:

  • Assessoria de Imprensa;

  • Relações Públicas;

  • Publicidade e Propaganda;

  • Marketing;

  • Comunicação Interna.

A comunicação integrada, por sua vez, nada mais é que o alinhamento de todos esses grupos citados.

Isto é: o conjunto de esforços e estratégias comunicacionais devidamente articulados com o intuito de agregar valor à marca e consolidar sua imagem perante a públicos específicos.

A comunicação organizacional integrada tem como objetivo também unificar tudo o que a empresa comunica. Dessa forma, permitindo uma atuação sinérgica entre os diferentes setores e garantindo que a “voz” seja a mesma.


Isso significa, por exemplo, que a mensagem divulgada em um e-mail marketing deve estar de acordo com a mensagem passada em um post no Facebook da empresa.

Mas sobre isso trataremos mais à frente.


Como funciona a comunicação integrada?

Agora que você já sabe o que é comunicação integrada, vamos clarear mais as ideias mostrando como ela funciona.


Basicamente, a comunicação organizacional integrada trata todo o processo comunicacional da empresa a partir da perspectiva de quem receberá a mensagem, seja público interno ou externo.


Para alcançar uma integração efetiva, é preciso antes estabelecer uma Política de Comunicação Integrada. Trata-se de um documento que deverá refletir a história da empresa, seu posicionamento e a forma com que ela se relaciona com os stakeholders.

O objetivo da Política de Comunicação Integrada é otimizar os esforços e os recursos disponíveis. Além disso, deve propagar os valores organizacionais, diretrizes de conduta, objetivos comunicacionais e estratégias de comunicação integrada.


O plano de comunicação integrada


Feito isso, é hora de elaborar o Plano de Comunicação Integrada. Nessa etapa tático-operacional, são colocadas todas as ações das equipes de comunicação, direcionando cada atividade.


Aqui são definidos também os stakeholders, os canais de divulgação das mensagens, o tipo de conteúdo que será passado, os recursos necessários, o orçamento disponível e os indicadores de desempenho.


No caso dos stakeholders, é preciso segmentá-los de acordo com suas necessidades de comunicação específicas. Isso porque você pode acabar sobrecarregando determinados públicos de interesse com informações que não necessariamente vão gerar valor para eles.


A partir dessa segmentação, fica mais fácil também determinar quais canais são mais adequados para cada público, que tipo de conteúdo deverá ser produzido para atender perfis específicos e qual linguagem deverá ser utilizada para garantir maior clareza e entendimento.


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© 2019 por Eduardo Campelo