O medo de assumir mais riscos no marketing: como superar?




Nos últimos anos com a popularização das redes sociais, ficou muito mais fácil e rápido as empresas receberem feedback de seus consumidores, hoje nós vivemos a tendência da horizontalização da comunicação.


Segundo Adele Sweetwood, ex-vice-presidente de marketing da SAS, isso permite que as companhias se arrisquem mais no mundo digital. Criando um ambiente em que os profissionais podem errar, mas também podem acertar mais rápido.

A mudança do Marketing!


Ao analisarmos a evolução do marketing nos últimos anos percebemos que a principal mudança está no aumento de canais de aquisição e ativação de clientes o que proporciona novas maneiras de comunicar-se com o seu cliente. Esse aumento de canais força uma transformação no modo como conversamos com os nossos consumidores.


Comparado com o marketing 3.0 hoje, os consumidores possuem muito mais controle sobre a jornada de compra deles. Têm mais informações sobre o produto e serviço que desejam consumir e podem analisar suas decisões muito antes de conversar com um vendedor. Como profissionais de marketing, nosso objetivo deve ser estar presente e ser relevante no ponto certo da jornada do cliente.


Todo esse cenário proporciona aos líderes prever o futuro e assumir mais riscos quando se fala de escolher canais de comunicação. Pois o ecossistema digital e a grande variedade de dispositivos, proporciona descobrir de maneira ágil o que está funcionando e o que não está funcionando.


Então não tenha medo de falhar mas seja rápido ao identificar uma falha, pois isso proporciona ser bem-sucedidos rápido. Ou seja, desde que haja um planejamento, nós profissionais de marketing podemos correr muito mais riscos.


O papel do líder!


Da perspectiva de liderança o departamento de marketing tem que ser parceiro de todos os demais departamento, departamento de TI, financeiro, vendas e etc. Apenas assim existe um alinhamento das estratégias o que gera menos transtornos. Todas as camadas de liderança devem estar na mesma página. É importante também demonstrar as ações, não só falar delas.


Como um profissional de marketing, você deve entender que a qualidade dos dados tem tanto impacto quanto a forma de usá-los de maneira eficiente para conseguir os resultados. Além de consumir dados, você também produz.


Atualmente o marketing deixou deixou de ser um departamento isolado dentro das empresas e passou a fazer parte de todos os departamentos, porém muitos profissionais de marketing ainda não entenderam esse novo papel que ocupam dentro da organização.


Então líderes e profissionais de marketing não tenham medo de se arriscar, e se errarem levantem a cabeça e sejam em frente.


Se você chegou até aqui, conte um pouco mais sobre algum risco que você assumiu na sua carreira!

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© 2019 por Eduardo Campelo