Mitos e Verdades sobre o treino Funcional!




*Publicado originalmente no Blog da Academia Planet


A prática regular de atividades físicas é um dos itens fundamentais para quem quer ter mais qualidade de vida e rápido emagrecimento e aumento de condicionamento físico. Entretanto, escolher em qual ambiente essas atividades físicas serão praticadas e quais os tipos de exercícios que serão realizados é muito difícil.


Para quem quer sair da rotina da musculação tradicional sempre no mesmo ambiente, o treinamento funcional se torna uma ótima opção. Os treinos funcionais são aqueles que envolvem outras capacidades físicas além da força e resistência, como a potência (explosão), equilíbrio, coordenação, entre outros. Por exigir maior estabilização, solicita eficientemente os músculos do core (lombar, glúteo, abdômen profundo e assoalho pélvico) trazendo benefícios para postura também. Conheça alguns mitos e verdades deste treinamento que tem ganhado cada vez mais adeptos:


1) No treino funcional você trabalha uma maior quantidade de músculos: Verdade. Na musculação tradicional realizada dentro da academia, os pesos fazem com que cada exercício trabalhe com os grupos musculares de forma isolada. Já nos treinos funcionais, praticamente em todos os movimentos você sempre vai exercitar mais de um grupo de músculos, o que torna os exercícios mais completos, proporcionando um condicionamento físico mais abrangente.


2) É possível fazer treinos funcionais com foco na força: Verdade. Há um mito de que os treinos funcionais não são indicados para aqueles que querem aumentar a força física. Isso não é verdade. É totalmente viável desenvolver um treino pensado para uma academia ao ar livre visando o ganho de força muscular, inclusive permitindo o aumento de massa magra. A disciplina e a rotina dos treinamentos vão trazer bons resultados para você.

3) Treino sem dieta combinada não resolve: Depende. A resposta nesse caso varia de acordo com os seus objetivos em um treino funcional. Se a proposta é apenas conseguir um melhor condicionamento físico, exercitando a sua musculatura para evitar os perigos do sedentarismo, então mesmo que você não tenha uma dieta adequada para o treino é bem provável que você atinja seus objetivos. Por outro lado, aqueles que querem ir além, aí sim, vão precisar manter o foco na dieta também.


4 ) Não existem restrições para treinos funcionais: Mentira. Assim como qualquer outro tipo de treinamento, existem sim restrições para os treinamentos funcionais. Antes de começar as suas atividades físicas, por exemplo, é extremamente recomendável que você faça uma avaliação com um médico, que vai indicar se você está apto ao não para prática de exercícios. Depois, é preciso estar ciente dos limites do seu corpo e a rotina de treinos não deve forçar algo que você não está preparado para enfrentar.


5) O treinamento funcional é ideal para quem quer sair do sedentarismo: Verdade. Como você pôde perceber, há muito que pode ser feito para a sua saúde apenas tendo como base o treinamento funcional. Para quem busca apenas uma atividade física como forma de fugir do sedentarismo, eles são a escolha perfeita. Atletas que costumam se condicionar com outras atividades físicas, como por exemplo a corrida, também podem lançar mão dos treinos funcionais como ferramenta complementar.

0 visualização

VAMOS CONVERSAR

  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Pinterest

© 2019 por Eduardo Campelo