ERP e CRM: Qual o melhor para a minha empresa?




Todos que trabalham com gestão de marketing, de pessoas, comercial e etc., são comprometidos com uma única palavra "RESULTADO". E, para alcança-lo, é necessário manter um bom relacionamento com os seus clientes, tal como faz um CRM.


Agora se a sua dor é organizar bem os processos e ter uma comunicação clara com todos os departamentos e colaboradores da sua empresa, pode contar com um ERP.


Nesse momento, surge a dúvida: ERP ou CRM: Qual o melhor para a minha empresa?


Afinal o que é CRM?


CRM é a sigla de Customer Relationship Management, ou seja, é um software voltado para a gestão de relacionamento com o cliente.


Um CRM permite analisar o comportamento dos seus leads e clientes de modo a realizar melhorias constantes nas suas ações de marketing e assim aumentar as vendas.


Essa análise é possível pois o CRM armazena informações de todos os seus contatos — tais como: nome, e-mail, telefone, etc. — e as interações que eles têm feito com a sua empresa como as visitas ao seu site ou blog, as chamadas telefônicas, a troca de e-mails, o download de materiais, entre outros dados, podem ser armazenados.


Além disso, o registro de interações permite que todos os membros do time comercial saibam quais leads contatar e a hora certa de conversar com o cliente.


Mesmo que alguém não tenha levantado a mão para falar com a sua empresa, mas já tenha baixado muitos materiais ricos e trocado e-mails, pode ser uma grande oportunidade de conversão em cliente. Apenas consultado o CRM.


Afinal o que é um ERP?


ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, portanto, é um sistema integrado de gestão empresarial.


O ERP ajuda sua empresa ao automatizar processos e integrar as atividades comerciais, contábeis, financeiras, fiscais, de estoque, compras, recursos humanos, produção e logística. Isso torna muito mais fácil a sincronia entre os departamentos, eliminando a necessidade de retrabalhos, diminuindo custos e evitando perda de informações em diversas trocas de e-mail, por exemplo.


Assim, o ERP é uma ferramenta implementada por empresas que buscam:

  • consolidar as informações de gestão, de modo a facilitar análises e decisões;

  • validar as informações de entrada;

  • automatizar os processos;

  • eliminar controles paralelos (sobretudo em planilhas);

  • melhoria de comunicação entre os departamentos;

  • aumento da produtividade da empresa.

O ERP homogeniza esses processos, tornando o acesso à informação mais fácil a todos os colaboradores da empresa.


ERP ou CRM: qual escolher?


Para escolher entre um ERP ou um CRM você deve levar em consideração alguns fatores, para te ajudar listei aqui os principais. Vamos lá!


  • Saiba qual é a reputação do fornecedor: Confira com outros clientes qual é a reputação do fornecedor dentro do seu mercado de atuação. Converse com usuários do software, busque recomendações, veja se há registros da empresa em sites de reclamações e fóruns para ter uma melhor percepção do sistema.

  • Liste as funcionalidades do sistema: Todas as funcionalidades do ERP ou CRM precisam estar alinhados às necessidades da sua empresa. Do contrário, de nada serve, sobretudo porque mudanças processuais nas empresas, por melhores que sejam, são sujeitas a falhas. Portanto, antes de contratar uma solução de CRM ou ERP, mapeie todos os processos da sua empresa e, só então, procure um software que corresponda, ao máximo, às suas necessidades.

  • Suporte: Por falar em atendimento, o suporte é essencial na escolha do sistema mais adequado para a sua empresa. Especialmente porque, algumas vezes, os softwares mais atrativos podem ser estrangeiros, o que dificulta receber a prestação de um suporte adequado caso a sua equipe não fale inglês ou o idioma nativo do país onde a empresa desenvolvedora está instalada.

  • Preço: Sim, este também é um fator decisivo na hora de escolher o programa mais adequado para você. Algumas soluções podem parecer incríveis, mas terem preços completamente fora do seu orçamento por conta do foco dessas empresas ser companhias grandes.


Agora que você já sabe como escolher por um ERP ou CRM para a sua empresa, lembre-se também de, acima de tudo, deixar os times de marketing e vendas bem alinhados.

9 visualizações

VAMOS CONVERSAR

  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Pinterest

© 2019 por Eduardo Campelo