Entenda de uma vez por todas, o que é jornada do cliente!



Com o passar dos anos criar uma estratégia de marketing e vendas que gere resultados se tornou um desafio até mesmo para a empresa mais experientes. Pois a forma como adquiremos e consumimos produtos e serviços mudaram consideravelmente nos últimos anos.


Cada tipo de produto e serviço exigem processos de compra e venda diferentes que o levam a fechar o negócio. E se você entender a jornada do seu cliente, será capaz de otimizar todas as etapa do processo de acordo com as ações feitas pelo seu prospect.


O que é jornada do cliente


A jornada do cliente é o caminho que um cliente percorre desde a primeira interação com a empresa até o momento da compra, e cada uma das etapas possuem ações que determinam quais estratégias devem ser usadas.


Essas estratégias podem ser definidas tanto para o time marketing quanto ao timwe de vendas, no post de hoje vamos abordar como utiliza a jornada do clietne para aumentar a produtividade da sua equipe comercial.


A jornada do cliente é dividida em 4 etapas, que abrangem todo o caminho executado pelo cliente. Não confunda a Jornada do Cliente com o funil de marketing, que tem 3 etapas, o topo, o meio e o fundo do funil.


Para entender melhor, vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas e como a sua estratégia de vendas pode trabalhar cada uma das etapas.


1 - Aprendizado e descoberta


Nesta fase seu potencial cliente inicia as etapas de uma possível compra. Mas o detalhe é que ele ainda não sabe se realmente tem um problema ou identificou uma oportunidade. Aqui é indicado que o seu time e vendas não entre em contato direto com o prospect, isso pode afugentá-lo, já que ele ainda não sabe o que precisa e não conhece a sua empresa.


2 - Reconhecimento do problema


Agora, o seu possível comprador identificou uma oportunidade ou conhece o seu problema, a principal dor dele está clara e as pesquisas e procuras vão focar em entender melhor como resolver esse problema, aprendendo sobre as possíveis soluções. Aqui o seu time de vendas ajuda na educação desse prospect enviado conteúdos ricos como e-bboks, videos, webianrs, convites de eventos entre outros conteúdos com foco educativo.


3 - Consideração da solução


Nesta fase seus vendedores vão adotar estratégias mais incisivas. Aqui seu possível cliente já sabe qual é o seu problema e começa a avaliar algumas soluções possíveis para esse problema. OS times de vendas e de marketing devem criar o senso de urgência para o prospect, ou seja, mostrar que aquele problema deve ser resolvido rápido, acelerando a jornada do cliente


4 - Decisão de compra


Aqui seu possível cliente já está comparando as soluções e decidindo qual se encaixa melhor para o seu problema (além do seu bolso e das suas necessidades). Os seus vendedores precisam mostrar claramente as vantagens do seu produto e os diferenciais da sua empresa.


Se você ficou com alguma dúvida você usar a pagina de contato e me enviar um e-mail, ou se preferir pode usar as redes sociais.

6 visualizações

VAMOS CONVERSAR

  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Pinterest

© 2019 por Eduardo Campelo