Comunicação Empresarial e Comunicação Organizacional: entenda as diferenças



Todas as interações humanas existem graças a prática comunicativa. No entanto, as companhias que a utilizam a comunicação de forma consciente sabem que públicos diversos requerem abordagens distintas. Porém poucas sabem que a comunicação empresarial e a comunicação organizacional têm finalidades e características bem diferentes diferentes. No texto de hoje vamos abordar cada uma dela, vamos lá!


COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A comunicação empresarial é utilizada pelas empresas para atingir determinados objetivos junto ao público, como o aumento da credibilidade e a melhoria da imagem diante do mercado. A finalidade é a expansão dos negócios, o aumento dos lucros e o crescimento da organização, ela é essencial para a sobrevivência das companhias.


>> VEJA MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS! <<


IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL


Estabelecer uma estratégia para a comunicação empresarial proporciona diversos benéficios apra as organizações, entre eles:

  • evita rumores, especulações e seus desdobramentos, tanto do público interno quanto externo;

  • cria nos colaboradores o sentimento de pertencimento e participação, e nos consumidores o de engajamento;

  • faz com que as dúvidas, reclamações e sugestões encontrem um canal produtivo para expressão;

  • contribui para a construção de uma imagem positiva da empresa;

  • cria um alinhamento de valores e propósitos que favorece a produtividade.


TENDÊNCIAS PARA A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL


Ficar de olho nas tendências da área de comunicaçãofaz toda a diferença para o alcance de resultados relevantes. Veja algumas:

  • preocupação com o ROI: mais do que nunca os gestores de comunicação têm sido cobrados pela entrega de resultados das ações desenvolvidas — assim, bem mais do que apenas criatividade, é preciso que a comunicação seja pensada de forma estratégica para que consiga retornar o investimento que foi feito;

  • automação: conforme citado anteriormente, a agilidade é um fator que contribuiu fortemente para o sucesso da comunicação empresarial, por isso, apostar na sua automação é uma forte tendência — além da velocidade, o uso de sistemas como chatbots permite a personalização das mensagens e o atendimento simultâneo a um maior número de pessoas;

  • humanização das marcas: depois de falar em automação, pode parecer contraditório falar em humanização, mas não é — na verdade, esse conceito tem a ver com a busca do consumidor por empresas que possam gerar conexões verdadeiras e que atendam aos seus anseios de coração, mente e espírito. Nesse contexto, a comunicação das empresas precisa transmitir valor, propósito e humanidade para criar as conexões com seus públicos.

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Diferentemente do conceito anterior, a comunicação organizacional se refere à gestão e à otimização dos relacionamentos com os diferentes públicos de uma companhia.

Ela se destina aos consumidores, colaboradores, empresários, acionistas, políticos, entidades de classe ou à opinião pública. Seu objetivo é sintonizar interesses entre a empresa e os grupos internos e externos que são alvo de suas ações.


>> VEJA MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS! <<


IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL


Embora os resultados sejam fundamentais para uma companhia, a forma como eles são atingidos também adquiriu uma grande importância para as empresas na atualidade. A preocupação com a maneira como os colaboradores se relacionam e se comunicam se tornou uma realidade nas organizações. Elas conhecem o poder que um ambiente favorável exerce quanto ao sucesso nos negócios.


FATORES PARA O SUCESSO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL


Em primeiro lugar, é necessário compreender que ela é uma ferramenta estratégica, fundamental para o sucesso da companhia. Por isso, não se trata de um mural de recados ou de iniciativas para transmitir informações.

O principal papel da comunicação organizacional é compartilhar os valores e a cultura da empresa, e fazer isso de tal forma que eles sejam realmente assimilados pelo público-alvo, sejam eles os colaboradores ou o ambiente externo.

Portanto, ela não deve ser planejada de forma descuidada. Deve ser plenamente intencional e utilizar os métodos mais eficazes para envolver o público-alvo e garantir os resultados desejados.


>> VEJA MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS! <<

4 visualizações

MEUS CURSOS

Carta de Investimento

curso online

Marketing para Pequenas e Médias Empresas

Reunião ao ar livre

curso online

Google Ads do Básico ao Avançado