Como usar gatilhos mentais nas estratégias de marketing!



O cérebro humano é a fonte de inspiração e pesquisa para diversos cientistas que buscam entender como ele funciona. Na internet podemos encontrar diversas pesquisas que descrevem como o cérebro humano organiza nossas decisões com extrema eficácia, afinal de contas, tomamos milhares de decisões em um único dia.


Sabe quando abrimos diversos programas no nosso computador, o que acontece? Ele fica com o processamento lento, o mesmo aconteceria com o nosso cérebro, caso ele se ele concentrasse nas milhares de decisões que tomamos por dia.


A partir disso podemos entender que o nosso corpo é uma grande máquina, e que cada decisão que tomamos consome energia do nosso sistema, ao longo do dia realizamos diversas tarefas, todas envolvendo centenas de escolhas diferentes. No entanto, a maior parte dessas decisões é feita no “piloto automático”.


Os gatilhos mentais, também chamados de gatilhos comportamentais, são motivações que influenciam exatamente nas decisões que não exigem muito do nosso cérebro, e funcionam como atalhos para o nosso cérebro. São chamados de atalhos porque encurtarem o caminho até a ação final.


Os gatilhos mentais são usados por times de vendas e marketing, para prender a atenção do lead e do cliente, criando uma conexão, aumentando a confiança na marca e fortalece o diferencial da empresa na mente do consumidor.


5 exemplos de gatilhos mentais!


  1. Relação entre prazer e dor: Esse gatilho é associado ao instinto mais básico de um ser humano, o da sobrevivência. Para usá-lo em estratégias de marketing, é preciso primeiramente identificar quais são os elementos do mercado de atuação representariam a dor e o prazer para o cliente. Por exemplo: Imagine uma pessoa que usam uma corretora de investimentos e busca esse serviço para obter maiores ganhos em suas aplicações financeiras, e teriam uma grande frustração em receber orientações que fizessem perder dinheiro.

  2. Percepção de novidade: Apresentar uma novidade para o seu cliente provoca um questionamento crucial: esse produto ou serviço pode proporcionar uma recompensa maior ou melhor para mim? Atualizar modelos ou lançar novos produtos com regularidade estimula a atenção e o interesse do cliente, mas seus incrementos devem ser verdadeiros para não comprometer a credibilidade da empresa.

  3. Identificação com uma história: Outro gatilho comportamental muito utilizado em campanhas de marketing é a contar uma história, também conhecido como storytelling. O cliente fica mais interessado quando é exposto a um exemplo do uso de determinado produto e toma conhecimento de como outra pessoa conseguiu extrair resultados expressivos com ele.

  4. Senso de urgência: Ter um tempo limitado para adquirir um produto é um estímulo de urgência. Ele é muito efetivo, pois impõe ao consumidor a perda de sua capacidade de escolha após o prazo de uma oferta.

  5. Segurança: Fazer com que o cliente se sinta seguro durante todo o processo de compra é fundamental. Isso constrói laços de confiança que podem gerar muito mais negócios. E-commerces, por exemplo, devem oferecer mecanismos de segurança dos dados para que o cliente se sinta confortável em comprar pelo ambiente virtual.


O uso dos gatilhos mentais durante as estratégias de marketing


Existem diversos gatinhos mentais e eles podem ser usados de diversas maneiras nas estratégia de marketing e atingir o cliente nas diversas etapas da jornada de compra do cliente, mas todos devem estar em sintonia com o posicionamento da empresa.


Por exemplo, se uma marca explora a exclusividade o mercado de luxo, terá mais sucesso com alguns gatilhos como o gatilho de pertencimento.


Uma loja de joias pode criar um plano de fidelidade exclusivo para compradores regulares e oferecer a oportunidade de compras antecipadas das futuras coleções.


Então depois de conquistar a atenção e envolver o cliente emocionalmente por meio dos gatilhos mentais, é preciso satisfazê-lo para que o pensamento racional valide o investimento e traga posterior fidelização.


Por isso, se atualizar regularmente sobre as melhores ferramentas e estratégias de gestão e marketing é fundamental para aumentar as suas vendas e ter um crescimento sólido e rápido.

10 visualizações

VAMOS CONVERSAR

  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Pinterest

© 2019 por Eduardo Campelo