Como ter uma Comunicação Empresarial eficaz e melhorar seus resultados



As empresas hoje, mais do que simples aglomerados de pessoas buscando lucro através de uma atividade, são como um organismo vivo, formado por diversas partes diferentes e interdependentes, que trabalham em conjunto. Nesse novo contexto, a comunicação empresarial é extremamente importante.


Para que a corporação funcione, tanto em termos operacionais, quanto na parte de clima coorporativo, a comunicação empresarial é fundamental. É ela que vai garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da empresa, e ainda fazer com que eles se sintam pertencentes a ela, implicando em aumento de desempenho, inovação constante e criando defensores da sua marca. Mas não se assuste, trabalhar com comunicação nas empresas não precisa ser uma tarefa extremamente árdua e complicada.


>>>>> VEJA MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS! <<<<<

Ao longo desse artigo você vai entender de forma simples e detalhada o que é essa comunicação empresarial, como ela acontece, sua importância e como estabelecê-la de forma efetiva em sua empresa.


O que é Comunicação Empresarial?


Comunicação empresarial é o todo o processo comunicacional entre a empresa e o público, seja interno ou externo. Ela pode ser utilizada para transmitir informações, melhorar a imagem da corporação, aumentar o engajamento do público com a empresa e alcançar resultados ainda melhores.


Com o passar do tempo e fatores como a popularização da internet, as novas tecnologias e aumento da concorrência em todos os setores, a comunicação empresarial vem se transformando, expandindo, e ganhando novas formas, cada vez mais criativas, simples e eficientes – como os vídeos.


A comunicação empresarial, ao contrário do que muitos pensam pelo senso comum, não é uma forma de manipulação das organizações para favorecer sua imagem ou simplesmente uma maneira de espalhar coisas boas e esconder as ruins. A comunicação empresarial é algo bem mais amplo e se relaciona diretamente com a sobrevivência e manutenção da empresa, tanto interna, quanto externamente.


>>>>> VEJA MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS! <<<<<


Diversos profissionais são envolvidos nesse processo de comunicação empresarial, como jornalistas, publicitários, relações públicas, e, principalmente, os gestores e pessoas estratégicas da empresa, uma vez que conhecimentos específicos da área e da corporação são essenciais para uma boa comunicação empresarial.


Comunicação Empresarial x Comunicação Organizacional


Apesar da similaridade do nome e da maioria das pessoas considerar esses dois conceitos como sinônimos, é importante ressaltar, apenas para conhecimento, que alguns acadêmicos entendem que é preciso fazer uma distinção entre comunicação empresarial e comunicação organizacional.


Para algumas pessoas, a comunicação empresarial estaria mais relacionada a práticas diretamente voltadas para o lucro ou benefício – seja financeiro, social ou de imagem – da própria empresa, enquanto comunicação organizacional seria um conceito mais amplo, relacionado a diferentes ações e com a capacidade de beneficiar não só a empresa, mas também pessoas e instituições externas a ela. A comunicação organizacional, diferente da comunicação empresarial, poderia ser aplicada até mesmo em empresas sem fins lucrativos, como ONGs e associações.


Além do mais, em alguns países esses conceitos também podem ter interpretações diferentes. Em certos países da América Latina, por exemplo, comunicação organizacional é um sinônimo de Relações Públicas, enquanto nos Estados Unidos o termo está mais relacionado a comunicação e eventos internos na empresa.


>> CONTINUE LENDO! <<

2 visualizações

VAMOS CONVERSAR

  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Pinterest

© 2019 por Eduardo Campelo