Como baixar o colesterol com Exercícios Físicos?



*POSTADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA ACADEMIA PLANET VILA MARIANA


Quando falamos de colesterol logo imaginamos algo ruim, sempre associamos a doenças do coração e alimentação desequilibrada. No post de hoje vamos falar sobre os tipos de colesterol e como o exercício físico e a alimentação saudável podem contribuir para o equilíbrio da taxa de colesterol e uma expectativa de vida melhor.


O Que é Colesterol – Colesterol Bom e Ruim


O colesterol é um tipo de gordura existente em todas as células do corpo humano e está presente em vários órgãos como: cérebro, músculos, pele, fígado, nervos, intestinos e é claro no coração. O colesterol é  essencial para produzir vários hormônios importantes como o estrogênio e a testosterona, além de ácidos biliares e metabolismo das vitaminas A, E, K e D. O nosso corpo produz cerca de 70% do colesterol e o restante vem da nossa alimentação.


Então o colesterol é bom e é importante para a saúde do corpo, porém apenas um tipo de colesterol é considerado bom: o HDL (high density lipoprotein) que em português significa lipoproteína de alta densidade tem este nome porque na verdade é uma gordura revestida de proteínas e é bem mais densa do que o colesterol ruim.


Agora o bicho papão é chamado de LDL (low density lipoprotein) que significa lipoproteína de baixa densidade, tem o papel de levar a outra parte do colesterol produzido pelo fígado para vários tecidos do organismo. Esse colesterol é ruim porque possui mais gordura do que proteína.


Os Melhores Exercícios Físicos Para Baixar o Colesterol


Não há um exercício melhor que o outro para diminuir o colesterol, o importante é você ter prazer em praticá-lo, agora se você é um sedentário de carteirinha e deseja mudar essa situação, pode começar com uma caminhada?! Não precisa de equipamentos nem grandes investimentos, somente um par de tênis e boa vontade. Vamos aos exercícios que vão te ajudar a  controlar o colesterol e ter um estilo de vida mais saudável:


Natação


Um esporte completo e prazeroso, a natação é excelente para reduzir os níveis de LDL, trabalha grande parte da musculatura e articulação, não têm impactos, e o aluno desenvolve um ótimo desempenho cardiorrespiratório. Além de contribuir para a queda do colesterol também contribui para uma boa mobilidade e flexibilidade.


Caminhada


A caminhada é a forma mais viável e democrática para ter uma vida mais saudável. Mas para alcançar resultados satisfatórios é importante manter a regularidade da atividade. Caminhar de 5 á 7 dias por semana por pelo menos 30 minutos já é suficiente para reduzir em até 30% os riscos cardíacos. Os benefícios começam a aparecer mais ou menos em três meses de atividade.


Bicicleta


Não há praticamente diferença em pedalar numa bicicleta comum e numa ergométrica, os ganhos em relação à saúde e estética são os mesmos. É claro que muitas pessoas, preferem realizar algumas atividades físicas ao ar livre, como num parque, por exemplo, porém num dia chuvoso a ergométrica tem mais vantagens.  Bom pedalar ajuda a fortalecer o coração, diminui as taxas de colesterol e triglicérides no sangue. É excelente para ampliar o condicionamento físico e a resistência.


Musculação

Você sabe o que o envelhecimento e uma pessoa que não faz exercícios têm em comum?


Ambos têm a massa muscular reduzida. E essa coincidência não para por aí. Este grupo de pessoas também tem alto índice de desenvolver doenças cardiovasculares. Quando fortalecemos a musculatura, o coração sofre menos sobrecarga com esforços diários.


A execução regular de musculação diminui o percentual de gordura corporal, colesterol e triglicérides. Esses benefícios ainda são mais significativos em mulheres, duas horas e meia por semana de exercícios aeróbicos combinados com musculação são suficientes para começar a perceber os resultados positivos.


Existe um ditado bem antigo, mas de grande valia que diz: “Antes prevenir do que remediar”. Clique Aqui e Ganhe uma 1 semana Free na Planet Vila Mariana.

1 visualização

VAMOS CONVERSAR

  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Pinterest

© 2019 por Eduardo Campelo