ALONGAMENTO: BENEFÍCIOS E CUIDADOS!



*POSTADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA ACADEMIA PLANET VILA MARIANA


Sabe aquele dia que você acorda e sente um incômodo nas costas, um estralo ali, uma dorzinha aqui ou até mesmo acordou sentindo-se cansado. Existem diversas causas para isso acontecer: má postura, estresse, insônia, atividade física…Isso mesmo atividade física!

Quando praticamos algum tipo de atividade e exercício físico e não alongamos o nosso corpo, sentimos certo desconforto durante o dia e no dia seguinte. A prática regular de alongamento pode engloba inúmeros benefícios como o relaxamento e alívio da tensão muscular, a melhora da postura e da flexibilidade corporal, e até mesmo o aumento do bem-estar físico e mental após as atividades físicas.


Quais os Benefícios do Alongamento


São inúmeros os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários, desde que seja feito corretamente e de preferência com a supervisão de um profissional da área. Suas vantagens são:

  • Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;

  • Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;

  • Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;

  • Restringe os riscos de disfunções da coluna;

  • Melhora a postura;Diminui a tensão muscular;

  • Ameniza cólicas menstruais em atletas;

  • Suaviza a irritabilidade muscular;

  • Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar;

  • Diminui a incidência de cãibras.


Alongar o corpo também trará benefícios aos órgãos internos, pois essa prática massageia os rins, fígado, intestino e pâncreas. Além disso, estimula a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo. Porém, o hábito de alongar-se tem que ser constante e adequado para desfrutar dos benefícios citados.


Importância do Alongamento Antes e Depois da Atividade Física


Muitos profissionais defendem o alongamento antes e depois das atividades físicas, porém existem pesquisas que defendem somente depois das atividades. Um dos argumentos é que fazer alongamento antes pode comprometer o desempenho em alguns movimentos, principalmente exercícios que demandam força, pois o alongamento pode induzir a redução de rigidez musculotendínea e isso diminui a eficácia de produzir força, além de afetar a resistência muscular e diminuir o risco de lesão se praticado antes dos desportos.


O ideal é que após atividades intensas, o praticante caminhe por uns 5 a 10 minutos e só então encerra com alongamentos estáticos ou passivos, pois quando acabamos de fazer um exercício, o nosso organismo libera ácido lático através dos músculos deixando as fibras mais rígidas, e consequentemente perde-se um pouco da elasticidade. Assim, os alongamentos estáticos e passivos neste caso contribuirão para uma melhor recuperação muscular.


Efeitos do Alongamento no Corpo Humano


São diversos efeitos que o alongamento promove no corpo:

  • Melhora a coordenação;

  • Diminui as tensões musculares;

  • Proporciona relaxamento muscular;

  • Previne lesões como distensões musculares;

  • Desenvolve a consciência corporal;

  • Contribui na recuperação muscular após atividade física;

  • Colabora com atividades de desgaste como caminhada, corrida e natação;

  • Melhora o nível de flexibilidade das fibras musculares e reverte o encurtamento muscular;

  • Ativa a circulação;

  • Beneficia a coordenação motora;


Cuidados Que Devem Ser Tomados na Prática do Alongamento


Existem alguns cuidados essenciais para não se machucar ou piorar algum problema já instalado no corpo ao praticar o alongamento, são eles:

  • O ideal é que o corpo esteja aquecido antes da prática de alongamento, como havia dito antes, uma caminhada de 5 a 10 minutos já é suficiente;

  • Se você não tem o hábito de fazer alongamento e não tem certeza dos movimentos corretos não faça, busque ajuda de um profissional;

  • Se você está com algum tipo de problema na coluna, lesão, dor ou se recuperando de alguma lesão, o ideal é também que você busque orientação e seja acompanhado por especialista, caso contrário, você pode agravar o problema praticando esses tipos de exercícios;

  • É muito importante que ao realizar o alongamento você não salte, ou coloque muita pressão nas articulações e músculos, porque irá favorecer microfissuras nas fibras musculares;

  • Observe atentamente seus movimentos, se os mesmos estão em harmonia; Mantenha a postura correta;

  • Ao fazer os movimentos do alongamento, faça dentro do seu limite, com a prática constante a flexibilidade irá progredir, não force, não sinta dor;

  • Se você sentir fadiga, fale com seu médico, não abuse;

  • Não faça alongamento se tiver deficiência de cálcio, a ausência desse mineral significa ossos frágeis. Novamente repito, busque orientação do seu médico;

  • Reitero que ao se exercitar com alongamentos você não pode sentir dor, a cada movimento e posição o indivíduo tem que sentir uma tensão tolerável, uma vez que alongamento tem que ser relaxante;

  • Qualquer exercício físico deve ser feito com roupas confortáveis e que permitam os movimentos livres.

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© 2019 por Eduardo Campelo