6 Motivos para começar a usar BUSINESS INTELLIGENCE hoje mesmo!



A sua empresa toma decisões importantes baseada apenas na intuição? Todas as decisões possuem como guia as experiências passadas de geração em geração, entre os lideres, e conhecimento de mercado.


Diversos impérios foram construídos assim, o avanço da tecnologia e os resultados que isso trouxe (aumento da competitividade, surgimento de novos mercados, etc.) tornou o cenário de negócios muito mais competitivo.


O conceito de Business Intelligence surgiram para encontrar uma forma mais inteligente e consistente de tomar decisões, uma que não dependesse tanto da capacidade dedutiva de gestores e diretores executivos para funcionar de forma sistemática e escalável.


Afinal o que é Business Intelligence?


Em poucas palavras Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios) é usar da coleta, organização e análise de dados para tomar melhores decisões em relação a investimentos.


Ficou claro que BI não é uma ferramenta, como muitos pensam. Apesar de depender de softwares para entregar todo o valor que se espera, o Business Intelligence vai muito além disso.


Então os líderes e gestores devem ter em mente que BI é um conjunto de processos que tem por objetivo entregar a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.


Por que usar BI no meu marketing?


Empresas utilizam o Business Intelligence para se manterem competitivas mesmo em mercados desafiadores e saturados, como empresas do setor finaceiro. Muitas empresas desperdiçam “rios” de dinheiro com processos falhos, falta de proximidade com os clientes e produtos que não entregam o valor que deveriam, o BI serve como um conselheiro sábio, apontando falhas e destacando oportunidades veja abaixo boas razões para implementá-lo o quanto antes na sua empresa:


  1. Gestão eficiente de informações: Se existe algo que uma empresa não deve ter problema hoje em dia é em gerar dados e informações sobre seus processos. É fácil aplicar métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) em qualquer aspecto do negócio. Por meio do sistema de BI, todos os dados relevantes aparecem em dashboards que facilitam a tomada de decisões em todos os níveis organizacionais.

  2. Otimização de processos: Por conta da ação rápida em cima dos dados encontrados, as empresas que usam o Business Intelligence conseguem otimizar processos de maneira muito mais rápida e direta em comparação com as que não o utilizam.

  3. Reconhecimento de falhas: Se você não encontra falhas em nenhum processo ou abordagem, provavelmente é porque está falhando justamente em procurá-las. Por meio do BI, é possível encontrar todos esses pontos de ruptura da estrutura organizacional e tomar medidas práticas para resolvê-los o quanto antes.

  4. Identificação de oportunidades: O mesmo princípio citado com respeito ao reconhecimento de falhas se aplica à identificação de oportunidades. Com os insights poderosos que o Business Intelligence oferece, fica mais fácil encontrar as brechas e oceanos azuis do mercado para se concentrar neles.

  5. Prevenção e gestão de riscos: Riscos fazem parte de qualquer empreendimento, mas também é importante trabalhar para que eles sejam mantidos sob controle (e evitados, sempre que possível). Em muitos casos, você não vai usar o BI para solucionar problemas ou aumentar as vendas, mas para tomar ações preventivas, que minimizem ou eliminem riscos futuros.

  6. Reconhecimento do mercado: Ninguém continua no mercado sem conhecer bem quem são os players atuais, as ameaças em potencial, as tendências que estão surgindo, quem são os consumidores e como seus hábitos de compra evoluem com o tempo.

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© 2019 por Eduardo Campelo