5 dicas para desenvolver uma equipe de sucesso!



Todos os dias Líderes, Gestores e Empreendedores buscam por melhor desempenho e produtividade das suas empresas. E o principal passo para alcançar esses objetivos é contar com um time de profissionais focados, determinados e comprometidos com o resultado da empresa.

Foi pensando nisso que depois de estudar alguns artigos, livros e diversos vídeos na internet preparei o conteúdo de hoje. Confira a seguir algumas dicas essenciais para montar uma equipe de sucesso!


1. Crie uma "visão comum"

Criar uma "visão comum" para todos os membros da sua equipe é essencial para alcançar o sucesso. Então dedique algum tempo no seu planejamento para fazer com que todos entendam onde a empresa está e onde desejam chegar.

E sempre, sempre que possível, converse individualmente com os membros da sua equipe para ter certeza de que todos têm a mesma visão. Caso perceba divergências, talvez seja necessário implementar mudanças em sua abordagem para que todos possuam um entendimento similar.


2. Desenvolva objetivos comuns

Certifique-se de que suas metas organizacionais sejam compreendidas e apoiadas por todos os membros da equipe. Todos precisam entender como seus esforços estão alimentando os objetivos maiores.

Pergunte a si mesmo: Minha equipe sabe qual o papel que desempenham no apoio à nossa metas organizacionais? Está todo mundo claro sobre quais são esses objetivos?


3. Esclareça papéis e responsabilidades

Um dos principais desafios de montar uma equipe de sucesso é a falta de clareza sobre as responsabilidades individuais.Para que sua equipe alcance os resultados esperados, cada membro terá que entregar aquilo que lhe foi pedido. E isso só é possível caso ele esteja ciente e comprometido com o resultado final.


4. Garanta suporte de gerenciamento

Supervisores e gerentes são peças fundamentais para o cumprimento de metas e objetivos de uma organização. Dessa forma, esses profissionais precisam acompanhar as equipes de perto, oferecendo suporte, orientação e treinamento sempre que necessário.

Não basta estipular metas e determinar o papel de cada colaborador. Para construir uma equipe de sucesso é preciso acompanhamento contínuo para que os problemas sejam solucionados assim que surgirem.


5. Aprenda a maximizar as habilidades dos membros de sua equipe

Uma equipe de sucesso deve ser composta de pessoas capacitadas, mas isso não significa que todos possuem habilidades similares. Pelo contrário, é recomendável que sua equipe seja diversa e plural.

O trabalho do gestor é definir estratégias de como unir os membros de sua equipe de modo que suas habilidades funcionem para complementar as do outro. Isso é fundamental, pois cada pessoa em sua equipe tem suas próprias forças e fraquezas.


Ficou claro que é muito importante os líderes e gestores conhecerem cada membro da sua equipe, e para ter esse nível de conhecimento, é essencial que o gestor desenvolva boas relações com cada membro da equipe e estabeleça um canal de comunicação que esteja sempre aberto e acessível. E o mais importante sempre lembre-se, aproveitar a habilidade de cada membro é excelente para alcançar resultados e também para mantê-los motivados.

5 visualizações

VAMOS CONVERSAR

  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Pinterest

© 2019 por Eduardo Campelo