5 Dicas do que NÃO fazer em campanhas de email marketing!



O e-mail marketing é um meio de comunicação direto e eficaz com seus leads e clientes, é ideal para atingir seu público alvo com a mensagem certa.

Porém muitas empresas ainda acreditam que basta adquirir uma lista e começar a disparar os emails todos os dias.

Você deve seguir boas práticas de e-mail marketing para alcançar os resultados desejados, Mas no post de hoje vou te apresentar o que NÃO fazer em uma campanha de e-mail marketing, vamos lá!

1. Compra de listas

Uma estratégia de e-mail marketing só tem início caso sua empresa tenha uma lista de e-mails, mas essa lista não precisa ser comprada ou adquirida de qualquer forma.

Você só irá alcançar bons resultados e evitará perda de tempo e dinheiro se obtiver permissão das pessoas que integram a sua lista para que possa enviar suas mensagens, o que não ocorre quando se compra um mailing.

2. Envio manual

Você pode não acreditar,porém muitas empresas ainda realizam o envio manualmente, o que é um erro!

Imagine que você tenha uma lista com 80 e-mails e vá enviar um comunicado de algum produto que esteja com desconto, por exemplo. Pode ser que seu primeiro pensamento seja colocar todos os destinatários juntos, no mesmo envio, ou separá-los em grupos de 10, para fazer 8 envios do seu próprio email.

Porém, você acaba ignorando o fato de que cada pessoa irá perceber que recebeu uma mensagem idêntica às demais, pois será possível ver que existem outros destinatários, sem citar o fato de que essa atitude também pode te levar para o spam.

Para evitar que isso aconteça, e para criar mensagens personalizadas, sigas nossas boas práticas email marketing e opte por ferramentas profissionais específicas para esse tipo de campanha.

3. Falta de acompanhamento de resultados

A utilização de uma ferramenta para envio de email marketing é importante também em outros aspectos, como para permitir que os destinatários se descadastrar e para que possa existir um acompanhamento dos resultados, como taxas de abertura e cliques, sobre as quais já falamos acima.

Assim, é possível saber o que está ou não dando certo e ir fazendo as devidas melhorias em suas ações, entretanto, existem muitos profissionais que ignoram esse detalhe.

Uma das mais efetivas boas práticas do email marketing é a análise constante das métricas apresentadas pela ferramenta.

4. Envio de imagens

Um e-mail marketing de qualidade tem uma estrutura. Mas o envio exagerado de imagens pode fazer com que ele jamais seja lido.

Isso se dá pelo simples fato de que, quando falamos de envio de email, estamos nos referindo ao HTML, o formato padrão adotado, aquele que obedece às boas práticas de email marketing.

Ao criar um email somente em JPEG, as chances de o mesmo ir para a caixa de spam são infinitamente maiores.

5. Envio frequente e exagerado de ofertas

É preciso manter um relacionamento com seu público, mas isso não significa que enviar diversos emails por mês seja a melhor forma de criar essa proximidade.

Mantenha uma frequência sensata, com um envio a cada semana ou a cada 15 dias.

Evite ao máximo criar mensagens desinteressantes, focadas somente em seu produto ou serviço.

Lembre-se que esse email deve ser aberto e que é preciso que seu destinatário se interesse a ponto de querer receber outros, o que só é possível através de títulos e conteúdos bem elaborados.

Ao elaborar suas próximas campanhas de e-mail marketing e verifique se está cometendo estes 5 erros.

5 visualizações

VAMOS CONVERSAR

  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Pinterest

© 2019 por Eduardo Campelo