20 boas práticas para criar email marketing!



O e-mail marketing é um meio de comunicação direto e eficaz com seus leads e clientes, é ideal para atingir seu público alvo com a mensagem certa.

Porém muitas empresas ainda acreditam que basta adquirir uma lista e começar a disparar os emails todos os dias.

Você deve seguir boas práticas de e-mail marketing para alcançar os resultados desejados, por isso no post de hoje vou te apresentar 20 BOAS PRÁTICAS de e-mail marketing, vamos lá!

.

01. Defina sua persona

Persona, nada mais é quem um personagem fictício que representa o perfil do cliente ideal da sua empresa. 

Esse primeiro passo irá servir não apenas para sua estratégia de email marketing mas para todas as ações de marketing digital que sua empresa cria.


02. Defina o objetivo do e-mail

Cada e-mail deve ter um objetivo. Uma razão para ser enviado. Você deseja que o lead conheça seu ebook, ou quer que ele aproveite uma oferta? Sempre tenha em mente porque você está enviando um e-mail.


03. Escolha o tipo de e-mail 

Existem diversos tipos de e-mail marketing e geralmente sua escolha está relacionada ao objetivo do e-mail. Entre as opções de modelos de e-mail estão: 

  • divulgação de conteúdo rico;

  • convite para webinars;

  • divulgação de lançamentos;

  • divulgação de promoções;

  • presente especial;

  • e-mail transacional e mais. 

04. Planeje para onde o e-mail vai direcionar o lead

Ao enviar um e-mail, geralmente, você não quer que o lead apenas leia, mas que ele haja. Geralmente essa ação está relacionada a um botão ao qual chamamos de CTA. Para onde esse “botão” irá levar seu lead? 


05. Crie páginas para captar leads

Dando alguns passos para trás é importante que você crie uma estratégia de atração de leads, afinal, para ter uma campanha de e-mail marketing você primeiro precisa de um banco de dados. 

Sugerimos que essa captura de leads seja constante para manter sua base de dados sempre com novas oportunidades de vendas. 


06. Gere conteúdo relevante

Para atrair leads e também para realizar a nutrição desses leads é fundamental a produção de conteúdos relevante que respondam às necessidades, dúvidas e desejos de suas personas. 


07. Crie sua própria lista de emails

Comprar listas de e-mail é proibido (bem como vender) e é uma estratégia que pode manchar a imagem da sua empresa. Não forçe o relacionamento com ninguém, construa uma base de leads engajada e autêntica. 


08. Defina o conteúdo do e-mail

Agora que você já tem uma lista de leads é hora de planejar o conteúdo do seu e-mail. 

Ofereça algo de valor para o lead. Lembre-se de considerar a persona com a qual você está se relacionando e envie algo personalizado para ajudá-la. 


09. Faça testes A/B

Testes A/B ajudam você a comparar duas versões do mesmo e-mail, identificar qual é a opção que oferece melhores taxas de cliques, aberturas ou conversões, e disparar para sua base. 

É indicado que você teste apenas um elementos do e-mail por vez para assim garantir que ele foi o responsável pela melhoria do resultados.

Entre os elementos que podem ser testados estão:  

  • assunto do e-mail;

  • horário de envio;

  • dia da semana;

  • CTA. 

10. Concentre-se na criação do assunto do e-mail

Sem um bom assunto seu e-mail chegará na caixa de entrada lotada do lead e será, provavelmente, ignorado ou irá parar na lixeira, antes mesmo de ser aberto. 


11. Crie CTAs instigantes

Já falamos que um dos objetivos do e-mail marketing é fazer o lead clicar no CTA. 

Para criar bons CTAs algumas dicas são importantes, entre elas:

  • use gatilhos como senso de urgência e escassez;

  • crie um botão chamativo;

  • mude a cor em relação ao restante do e-mail. 

12. Não crie emails só com imagem

Atenção! Muitas pessoas ignoram essa que é uma das boas práticas para email corporativo: não criar e-mails anexando uma imagem inteira com texto e elementos visuais em JPG ou PNG. Muitos provedores de e-mail não abrem as imagens do corpo do e-mail. 


13. Personalize o e-mail com nome do lead

Essa é uma dica simples, mas muito eficiente e que demonstra ampliar a taxa de abertura dos e-mails. Geralmente é uma automação simples que você consegue ter em ferramentas de e-mail marketing. 


14. Considere a criação de e-mails apenas em texto

Nossos amigos, clientes e familiares dificilmente nos enviam um email com uma arte elaborada, correto? Seguindo a tendência de humanizar os e-mails muitas empresas têm aportado – com sucesso – em e-mails que não possuem imagens ou elementos visuais elaborados. 


15. Use bullet points

Outra boa prática email marketing relacionada ao conteúdo é o uso de bullet points, esse formato de conteúdo em tópico que já usei algumas vezes por aqui. Ele facilita a legibilidade de conteúdo e torna mais provável que o lead leia o material até o final. 


16. Segmente sua base de leads

Com base na persona e na etapa da jornada do cliente você deve criar  e-mail marketing segmentado para cada “grupo” de leads, afinal, cada um observa o valor da sua empresa de acordo com o estágio em que se encontra no funil de compras. 


17. Use imagens otimizadas e leves

Outra boa práticas para email marketing é otimizar as imagens para que elas sejam mais leves e abram mais rapidamente. Para isso use plataformas como o Tinypng que reduzem o “peso” da imagem e mantêm a qualidade.


18. Envie um e-mail teste para alguém 

Por falar em testes, antes de enviar um e-mail para sua base de contatos, além de considerar fazer um teste A/B, considere também testar o material final. 

Envie um e-mail teste para duas ou três pessoas do trabalho e peça que confiram como o material abriu, se os links funcionam e a qualidade das imagens. 


19. Inclua sempre a opção de descadastramento

Muito além de uma boa prática de e-mail marketing, inserir a opção de descadastramento é obrigatório para empresas que usam a estratégia.


20. Invista em um software de automação de marketing

Já falamos sobre ele ao longo do artigo, mas é importante reforçar a importância da contratação de um software de automação de marketing que irá ajudar – e em alguns casos permitir – realizar todo esse trabalho de maneira simples, rápida e eficaz.


Ao elaborar o próximo email marketing da sua empresa, leve em conta as 20 boas práticas de email marketing apresentadas aqui e verifique se está cometendo algum erro.

5 visualizações

VAMOS CONVERSAR

  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Pinterest

© 2019 por Eduardo Campelo