lugar de mulher é

NO MARKETING

INTRODUÇÃO

Você já parou para analisar o qual o valor para atrair novos clientes para a sua empresa? Muitos gestores e empreendedores ainda acreditam que podem definir esse valor na sorte ou no achismo. Porém existe um setor dentro da sua empresa que pode ajudá-lo a conquistar novos clientes e a criar estratégias de Cross Selling com o menor custo e mais assertividade, sempre com o mesmo objetivo de aumentar a receita de vendas da sua empresa. 

 

Neste MATERIAL EXCLUSIVO além de entender o que é e qual a importância do marketing para sua empresa vamos analisar juntos o perfil do profissional de marketing brasileiro, e claro, qual a importância das mulheres no mercado de marketing! 

AFINAL O QUE É MARKETING?

Segundo a American Marketing Association (AMA), que representa os profissionais de marketing nos Estados Unidos, traz a seguinte definição:

“Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”

Já o The Chartered Institute of Marketing, que representa a área no Reino Unido, define marketing como:

“O processo de gerenciamento responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente com lucro”.

A definição do The Chartered Institute of Marketing vai ao encontro do que diz Philip Kotler, no seu livro “Administração de Marketing”. Em poucas palavras, ele define que marketing é “suprir necessidades gerando lucro”.

Agora, que já entendemos o que é marketing, vamos nós aprofundar em quem faz o marketing no dia a dia e vamos analisar juntos o perfil destes profissionais!

PERFIL DO PROFISSIONAL DE MARKETING BRASILEIRO!

Se você deseja seguir a carreira no Marketing ou é um empreendedor que está na difícil missão de encontrar um profissional qualificado para a sua empresa. Então não pule essa parte pois vamos analisar juntos quais são as competências e característica do profissional brasileiro.

Para começar um profissional de marketing deve estar sempre por dentro dos últimos acontecimentos do seu país e do mundo, e apresentar as seguintes competências:

O site Mundo do Marketing em parceria com a Michael Page realizou uma pesquisa para entender o perfil dos profissionais em diversas áreas do mercado corporativo. Essa pesquisa ouviu mais de mil profissionais em todo o Brasil os cargos analisado foram:

Quando olhamos para os dados levantados percebemos a predominância da mulher na área de marketing, elas são a maioria nos cargos marketing, ocupando 57,5% dos postos de trabalho.

 

Os dados também revelaram, que diferente do que os empresários acreditam   apenas 17% dos profissionais têm menos de um ano de empresa. A maior parte (44%) tem entre um e cinco anos. E os veteranos, possuem mais de 10 anos na mesma companhia, somam 17%, e 22% têm entre 5 e 10 anos na mesma empresa. E 37% pretendem ficar na mesma empresa no próximo ano acreditando que será promovido.

Depois de analisar todos os dados da pesquisa podemos desenhar uma persona que defini o profissional de marketing brasileiro, e ele seria mais ou menos assim:

Mulher, analista de Marketing, trabalha há mais de um ano na mesma empresa de pequeno porte, é formada em Marketing, tem entre 25 e 45 anos, pós-graduação ou MBA, trabalha com uma verba de até R$ 500 mil ano, pretende ficar na mesma empresa no próximo ano e fazer uma nova pós-graduação. Acredita que será promovida, tem como desafio conseguir mostrar o valor que o Marketing pode proporcionar à organização e está satisfeita com seus fornecedores. 

AS MULHERES DO MERCADO DE MARKETING!

A predominância das mulheres na areá de marketing não é para menos, elas dominam todas as competências apontadas na pesquisa realizada pelo Mundo do Marketing. Então não poderíamos deixar de conversar com elas, as mulheres que estão no dia a dia ligadas direta ou indiretamente com os setores de marketing e negócios das empresas.

Muitas profissionais que atuam com marketing não possuem uma formação inicial em marketing, publicidade e propagando ou em comunicação, como por exemplo a Noara Pozzer, Consultora de Expansão de negócios no mercado Fitness, ela possui em Educação Física, e depois começou a se especializar em marketing, segundo ela:

“Foi quase um "CHAMADO", à área de comunicação me fascina de todas as maneiras” - Noara Pozzer 

O crescimento do empreendedorimo feminino também é responsável pelo aumento das mulheres no setor de marketing. “Me vi guiada a utilizar as ferramentas do marketing como suporte para engajar os alunos, reter e criar promotores de marca.” Diz  Daniela Santos, Co-founder e CMO na Ohlala Dani.

O departamento de marketing em muitas empresas é responsável ela maior fatia dos resultados de vendas, e este departamento é vistos como departamento inovador, cool, e nós profissionais de marketing escultamos com frequencia "deve ser legal ganhar para ficar no facebook o dia todo" ou "nem deve se extressar faz nada o dia todo", porém diferent dos que muitos outros profissionais imaginam vivemos diversos desafios no nosso dia a dia:

“Explicar para as pessoas que marketing não é somente o post do instagram, e que estamos buscando a essência do negócio dos clientes para criar processos a serem aplicados em diferentes cenários com o objetivo de gerar resultados, é um dos principais desafios do meu dia a dia” - Aline Rocha - Fundadora da Ciano Marketing.

O papel ocupado pela mulher no mercado de trabalho nunca foi de tanto destaque como nos dias atuais, mas ainda não motivos para comemorar.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres estão mais presentes no mercado de trabalho, embora ainda em muitos casos em cargos  abaixo dos homens.

O dado é confirmado pelo Ministério do Trabalho, que aponta o crescimento da ocupação feminina em postos formais de trabalho de 40,8% em 2007 para 44% em 2016, porém mesmo assim ainda existem casos contantes de preconceito e desvalorização da mulher, em diversas aréas.

“Sou formada em Engenharia Ambiental, e minha carreira é pautada na área de sustentabilidade e sempre que chegava a algum local ouvia “lá vem a abraçadora de árvores fofinha” e nunca a Coordenadora de Estratégias de Sustentabilidade, Já no mercado náutico “ó lá, a mulher do dono do barco! ué, ela está de roupa de trabalho...como assim?” - Conta Adriana Berti - Co-fundadora IPA Dive. 


 

Comparado a outros setores do mercado de trablaho, os setores de marketing são mais abertos e recpetivos á entrada e mulheres, porém na visão da Adriana Berti as diferenças não estão na falta de oportunidades e sim nas características de trabalho de homens e mulheres. “Homens tendem a sintetizar e tornar as coisas num checklist garantido, o que é muito mais atrativo que o processo de construção sensível e intenso que a maioria das mulheres promovem. Mas acho que ambos tem espaço. As mulheres precisam mostrar mais valor quando falam de processos tão intrínsecos às dores de seu público alvo, pois conseguem analisar de fato quais são essas dores. Infelizmente a sociedade em que vivemos é um ambiente que funciona de certa forma bastante masculinizado e acabamos sendo atraídos por isto, que é o mais corriqueiro na nossa vida, em todas as áreas” - Diz Adriana Berti.

Segundo Daniela Santos para a entrada e participação de mais mulheres no setores de marketing é necessário a participção de todas as empresas.

 

“É necessários promover encontros com foco no que as mulheres  produzem, nos cases, sem valorizar as injustiças que sofremos, pois uma coisa é fato: as mulheres produzem um caminho diferente para chegar nas ações de marketing quando comparado aos homens. É necessário ter referências mais próximas de nós para ter a ideia que sim estamos no caminho certo.” - Daniela Santos - Co-founder e CMO na Ohlala Dani
 

Se você está começando agora na área de marketing, nada melhor do que ouvir os conselhos de mulheres de sucesso: 
 

“Suas competências interpessoais valem muito mais que o domínio de ferramentas.” Daniela Santos - Co-founder e CMO na Ohlala Dani

“Estude de verdade, aprenda tudo sobre funis e métricas, não esqueça do networking, faça amigos e cuide de pessoas e principalmente. DIVIRTA-SE!” Noara Pozzer - Consultora de Expansão de negócios no mercado Fitnes

“Não desista! Todo dia você vai ouvir termos diferentes, vão colocar a prova o valor da sua área mas você é mais forte que tudo isso :)” Tainara Nore - Analista de marketing na Bysoft

“Busque entender o ser humano. É aí que tudo começa” Aline Rocha - Fundadora da Ciano Marketing

CONCLUSÃO

Depois de analisar o conteúdo ficou claro que a presença da mulher no mercado de trabalho está cada vez maior. 

Porém, ainda existem diversas dificuldades e desafios a serem superadas pelas mulheres uma delas é a diferença de salários, em alguns casos chega a mais de 40% de diferença para homens e mulheres que ocupam a mesma função.

Quando analisamos presença feminina no universo do marketing, percebemos que elas só tema a contribuir, seja em termos de qualidade, competência e qualificação.

Então incentivar a redução das desigualdades entre homens e mulheres não é uma luta isolada apenas delas mais de todos, então faça a sua parte.

Daniela Santos

Co-founder e CMO na Ohlala Dani

  • Instagram Oh la la Dani

Um percurso que conecta nutrição, pesquisa, ensino e língua francesa. Sempre desenvolvi atividades relacionadas a comunicação e desenvolvimento de ferramentas para comunicar com qualquer público (que hoje vejo estarem conectadas a UX e DX). Com a nutrição trabalhei em diversas esferas, mas sobretudo com nutrição de esportistas. A comunicação e clareza em explicações eram o pilar de uma boa conquista de clientes, com relação a dieta. Após, no mestrado, pude desenvolver os critérios de pesquisa e análise, trabalhando com dados que deveriam ser transmitidos de forma clara e objetiva. Ao ensinar francês pude desenvolver realmente o que chamo hoje de Learning Experience, onde misturo as técnicas de comunicação do marketing que aprendi na minha trajetória com o aprendizado de uma língua estrangeira.

Inspirações: Ana Couto como Marketing e Branding, Obama como Dirigente e Líder, Michelle Obama como pessoa, Opra como aquela que quebra barreiras e faz seu caminho.

Especialista em Atendimento, Marketing e Vendas. Treinadora de equipes de alta performance, desenvolvedora do Método Atendimento VIP. Head de Operações da Fitness Digital. Foco em inovação, estratégia e cuidado com pessoas. Atuo no Mercado Fitness desde 2002, Graduada em Educação Física, pós graduada em Administração e Marketing Esportivo, MBA em Marketing e extensão em Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne

Inspirações: Nossa, são tantas e tantas pessoas. Desde os grandes profissionais da atualidade que desenvolvem empresas milionárias, até a Darcy, minha manicure que desenvolveu um "CRM" próprio para conseguir otimizar o tempo das clientes e envia as novidades de esmaltes da semana. Uma mulher que eu olho e penso "queria ser como ela" é a Renata Centurião da área de vendas WBD. Outra que me faz tentar ser melhor cada dia é a Martha Gabriel, que atua em uma área de alta tecnologia e se preocupa principalmente com as pessoas.

Noara Pozzer

Head of Inbound Marketing & Sales na Noara Pozzer Consultoria

  • Linkedin Noara Pozzer

Trabalhei por anos com sustentabilidade e decidi largar tudo para um novo estilo de vida: no mar e embarcada no nosso veleiro, que nos levará para uma volta ao mundo conhecendo os mais incríveis pontos de mergulho. Nesta nova jornada, precisei me dedicar um pouco ao marketing para poder vender experiências a bordo do Prosperus.

 

Inspirações: Minhas inspirações são várias, mas Sylvia Earle é uma ativista marinha que chama a atenção pelo trabalho sério, científico e consistente na área de preservação dos oceanos.

Adriana Berti

Co-fundadora IPA Dive

  • Grey Instagram Ícone

Tainara Nore

Analista de marketing na Bysoft

  • Linkedin Tainara

Descobri meu amor pelo marketing quando comecei a trabalhar com produção de conteúdo. E ano após ano procuro me aperfeiçoar e aprofundar cada vez mais no Mundo do marketing e comunicação.


Inspirações: Edneia Chebabi.

Aline Rocha

Fundadora da Ciano Marketing

  • Linkedin Aline

Apaixonada por conhecer, conectar ideias, criar, inovar, ajudar e gerar resultados  positivos. Trabalhei em áreas do setor administrativo e de marketing em diversas empresas e isso me motivou a correr atrás do meu sonho e hoje sou fundadora da Ciano Marketing, além de formar a nova geração de profissionais como professora titular na Faculdade de Administração e Artes de Limeira.

 

Inspirações: Meu irmão, mãe, pai, amiga Suelen, funcionária e amiga Aline, Gary vee, Riccota, Coutinhoe minha mentora Morgana.

POSTS RECENTES

VAMOS CONVERSAR

SÃO PAULO - BRASIL 

  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Pinterest

© 2019 por Eduardo Campelo